http://skamason.com/7b9R

http://skamason.com/7b9R

sábado, 7 de abril de 2012

Engenharia social

A engenharia social é uma tática muito usada pelos crackers, desde o início dos tempos. É o que a lei chama de estelionato. Consiste em enganar uma pessoa para se conseguir
Vantagens. Como no caso do indivíduo que liga para o provedor e pergunta: “Por favor, perdi minha senha de Internet. Poderia olhá-la para mim?”. Alguns provedores pedem documentação para comprovar que é o dono da conta, outros (com funcionários insatisfeitos em sua maioria) não ligam, passam até o número do cartão de crédito de algum usuário se lhe pedirem. Esse método é utilizado também para conseguir informações sobre uma certa pessoa.
Vá a uma companhia telefônica e peça a segunda via de um telefone qualquer. Na grande maioria das vezes não lhe pedem documento e você consegue o endereço residencial de qualquer pessoa. Alguns filmes como Hackers e Caçada Virtual mostram bastante essa técnica.
Como conseguir uma política eficiente de proteção
Leia muito sobre as novidades do mundo da segurança. Veja se o seu administrador
Realmente se preocupa com a proteção do sistema ou contrate alguém somente com essa
Função. Faça sempre backup dos logs e varredura do sistema por falhas. Cheque o
Computador dos funcionários procurando por programas escondidos e passe um bom antivírus neles. Se for usar algum programa de segurança, como firewalls, detectores de invasão e outros,dê preferência para aqueles mais conhecidos e confiáveis. Tenha certeza de que quando despedir alguém, mudar as senhas de acesso ao sistema.
Nunca discuta com um cracker (para o seu próprio bem). E o mais importante: saiba que
apesar de tudo isso, nunca vai estar totalmente seguro. Nenhum sistema é 100% à prova de falhas. Mas pelo menos você pode diminuir muito o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário